Para criar um conjunto de conexões do JDBC

Ao criar um conjunto de conexões com o Console de administração, você define os aspectos de uma conexão para um banco de dados específico.

Antes de começar

Para criar um conjunto de conexões, primeiro instale e integre um driver compatível com a API JDBC (driver JDBC). Consulte Para integrar um driver JDBC.

As seguintes informações são necessárias à criação do conjunto de conexões do JDBC. Colete essas informações antes de continuar:

  1. Na árvore de navegação, selecione o nó Tarefas comuns.

    A página Tarefas comuns é exibida.

  2. Na página Tarefas comuns, clique no botão Criar novo conjunto de conexões do JDBC.

    A página Novo conjunto de conexões do JDBC (Etapa 1 de 2) é exibida.


    Observação - Também é possível acessar a página Novo conjunto de conexões do JDBC via expansão do nó Recursos e do nó JDBC, selecionando então o nó Conjuntos de conexões. Na página Conjuntos de conexões, clique em Novo para criar um novo conjunto de conexões.


  3. No campo Nome do conjunto, digite o nome do novo conjunto de conexões.

    Esse campo é obrigatório.

  4. Na lista suspensa Tipo de recurso, selecione um tipo de recurso.

    As opções incluem javax.sql.XADataSource (transações globais), java.sql.ConnectionPoolDataSource (transações locais, possíveis melhorias de desempenho) e javax.sql.DataSource (somente transações locais)java.sql.Driver.

  5. Especifique o fornecedor do banco de dados executando uma das seguintes ações:
  6. Clique em Avançar.

    A página Novo conjunto de conexões do JDBC (Etapa 2 de 2) é exibida.

  7. No campo Nome da classe da origem de dados, digite o nome da classe específica do fornecedor que implementa a API DataSource, ConnectionPoolDataSource ou XADataSource.

    Se você selecionou um dos tipos de recursos de origem de dados, esse campo é normalmente preenchido automaticamente com o nome da classe associado ao tipo de recursos e com o fornecedor do banco de dados de sua escolha. Se você selecionou o tipo de recursojava.sql.Driver, esse campo é desativado.

  8. No campo Nome da classe do driver, digite o nome da classe específica do fornecedor que implementa a API java.sql.Driver.

    Se você selecionou o tipo de recurso java.sql.Driver, normalmente esse campo é automaticamente preenchido com o nome da classe associado ao driver do fornecedor de banco de dados de sua escolha. Se você selecionou um dos tipos de recursos de origem de dados, esse campo é desativado.

  9. Selecione a caixa de verificação Ping ativado para efetuar o ping automático no conjunto durante a criação ou reconfiguração, para identificar e avisar sobre valores de atributos com erros.

    Por padrão, a opção está desativada.

  10. No campo Descrição, digite uma descrição breve do conjunto de conexões.
  11. No campo Tamanho inicial e mínimo do conjunto, digite o número mínimo de conexões para esse conjunto.

    Esse valor também determina o número de conexões colocadas no conjunto quando o conjunto é criado ou quando o Servidor GlassFish é iniciado. O valor padrão é 8.

  12. No campo Tamanho inicial e máximo do conjunto, digite o número máximo de conexões para esse conjunto.

    O valor padrão é 32.

  13. No campo Quantidade de redimensionamento do conjunto, digite o número de conexões por lote de redimensionamento do conjunto.

    Quando o conjunto aumente e diminui em direção ao tamanho máximo e mínimo, respectivamente, o conjunto é redimensionado em lotes. Esse valor determina o número de conexões do lote. A definição de um valor muito alto torna demorado o processo de criação e reciclagem de conexões; um valor muito baixo compromete a eficiência. O valor padrão é 2.

  14. No campo Tempo limite de inatividade, digite a quantidade máxima de tempo, em segundos, para que uma conexão permaneça ociosa no conjunto.

    Após esse período, a conexão será removida do conjunto. O valor padrão é 300.

  15. No campo Tempo máx. de espera, digite a quantidade máxima de tempo, em milissegundos, que o aplicativo solicitante da conexão aguardará até que o tempo limite da conexão seja atingido.

    O valor padrão é 60.000.

  16. Marque a caixa de verificação Conexões não transacionais - Ativado para retornar conexões não transacionais.

    Por padrão, a opção está desativada.

  17. Na lista suspensa Isolamento de transação, selecione um nível de isolamento de transação para o conjunto de conexões.

    Se não especificado, as conexões funcionarão com os níveis de isolamento padrão, fornecidos pelo driver JDBC. Por padrão essa opção não é especificada.

  18. Selecione a caixa de verificação Nível de isolamento garantido, para que todas as conexões obtidas no conjunto tenham o mesmo nível de isolamento.

    Por exemplo, se o nível de isolamento da conexão for alterado via programação (com con.setTransactionIsolation), durante a última utilização, esse mecanismo alterará o status para o nível de isolamento especificado. Por padrão, a opção está ativada.

    Essa configuração só será aplicável se um nível de isolamento de transação for especificado.

  19. (Opcional) Na seção Propriedades adicionais, especifique essas propriedades.

    Exemplos de propriedades necessárias incluem nome do banco de dados (URL), nome de usuário e senha. A tabela normalmente contém propriedades usadas pelo fornecedor do banco de dados. Para obter informações sobre algumas das propriedades disponíveis, consulte Propriedades específicas para conjuntos de conexões do JDBC.

    Se você não especifica um valor para uma propriedade, ela é removida da tabela quando termina de criar o conjunto de conexões. Caso não deseje definir agora um valor para uma propriedade, mas deseja que a propriedade permaneça na tabela, para que o valor possa ser definido em outro momento, digite um conjunto de parênteses vazios no campo Valor:

    ()
  20. Clique em Concluir.
Consulte também
Copyright © 2010, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Todos os direitos reservados e de titularidade da Oracle Corporation. Proibida a reprodução total ou parcial. Advertência legal