Para atualizar componentes sem perda de serviço

Em um ambiente em cluster, uma atualização planejada reimplanta um aplicativo com perda mínima de serviço e sessões. Uma sessão é qualquer artefato que possa ser replicado, por exemplo:

É possível utilizar o balanceador de carga e vários clusters para atualizar componentes no Servidor GlassFish sem perda de serviço. Um componente pode ser, por exemplo, uma máquina JVM, o software Servidor GlassFish ou um aplicativo Web.

Uma atualização planejada pode ocorrer em cargas leves e moderadas. O procedimento demora cerca de 10 a 15 minutos em cada instância do Servidor GlassFish.

Os aplicativos devem ser compatíveis na atualização. Devem funcionar corretamente durante a transição quando algumas instâncias estiverem executando a versão antiga e outras instâncias estiverem executando a nova versão. A versão antiga e a nova devem ter a mesma forma de classes serializáveis que formam os gráficos de objetos armazenados nas sessões (por exemplo, variáveis de instância não transitórias). Se a forma destas classes devem se alterar, o desenvolvedor do aplicativo deve certificar-se de que ocorra um correto comportamento de serialização. Se o aplicativo não for compatível em toda a atualização, o cluster deve ser interrompido para uma reimplantação completa.

Esta abordagem não é possível se a atualização do aplicativo implicar a alteração no esquema do banco de dados do aplicativo.


Cuidado - Para evitar o risco de incompatibilidade de versões quando uma sessão falhar, atualize todas as instâncias de um cluster ao mesmo tempo. Do contrário, uma sessão pode falhar em uma instância na qual versões diferentes de componentes estão em execução.


Realize esta tarefa em cada cluster separadamente. Um cluster age como um limite seguro em failover de sessão das instâncias do cluster. As sessões de um cluster nunca podem causar failover em sessões de outros cluster. Portanto, não há risco de versões incompatíveis.

  1. Interromper o cluster.
  2. Atualize o componente em tal cluster.
  3. Iniciar o cluster
Consulte também
Copyright © 2010, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Todos os direitos reservados e de titularidade da Oracle Corporation. Proibida a reprodução total ou parcial. Advertência legal