Para editar as configurações gerais do conjunto de conexões do JDBC

  1. Na árvore de navegação, expanda o nó Recursos.
  2. No nó Recursos, expanda o nó JDBC.
  3. No nó JDBC, selecione o nó Conjuntos de conexões.

    A página Conjuntos de conexões é exibida.

  4. Clique no nome do conjunto de conexões a ser editado.

    A página Editar conjunto de conexões é exibida.

  5. Na lista suspensa Tipo de recurso, selecione um tipo de recurso.

    As opções incluem javax.sql.DataSource (somente transações locais), javax.sql.XADataSource (transações globais) e java.sql.ConnectionPoolDataSource (transações locais; possíveis melhorias de desempenho).

  6. No campo Nome da classe da origem de dados, digite o nome da classe específica do fornecedor que implementa a API DataSource, ConnectionPoolDataSource ou XADataSource.

    Se você selecionou um dos tipos de recursos de origem de dados, esse campo é normalmente preenchido automaticamente com o nome da classe associado ao tipo de recursos e com o fornecedor do banco de dados de sua escolha. Se você selecionou o tipo de recursojava.sql.Driver, esse campo é desativado.

  7. No campo Nome da classe do driver, digite o nome da classe específica do fornecedor que implementa a API java.sql.Driver.

    Se você selecionou o tipo de recurso java.sql.Driver, normalmente esse campo é automaticamente preenchido com o nome da classe associado ao driver do fornecedor de banco de dados de sua escolha. Se você selecionou um dos tipos de recursos de origem de dados, esse campo é desativado.

  8. Selecione a caixa de seleção Ping ativado para efetuar o ping automático no conjunto durante a criação ou reconfiguração, para identificar e avisar sobre valores de atributos com erros.

    Por padrão, a opção está desativada.

  9. No campo Descrição, digite uma descrição breve do conjunto de conexões.
  10. No campo Tamanho inicial e mínimo do conjunto, digite o número mínimo de conexões nesse conjunto.

    Esse valor também determina o número de conexões colocadas no conjunto quando o conjunto é criado ou quando o Servidor GlassFish é iniciado. O valor padrão é 8.

  11. No campo Tamanho inicial e máximo do conjunto, digite o número máximo de conexões nesse conjunto.

    O valor padrão é 32.

  12. No campo Quantidade de redimensionamento do conjunto, digite o número de conexões por lote de redimensionamento do conjunto.

    Quando o conjunto aumente e diminui em direção ao tamanho máximo e mínimo, respectivamente, o conjunto é redimensionado em lotes. Esse valor determina o número de conexões do lote. A definição de um valor muito alto torna demorado o processo de criação e reciclagem de conexões; um valor muito baixo compromete a eficiência. O valor padrão é 2.

  13. No campo Tempo limite de inatividade, digite a quantidade máxima de tempo, em segundos, para que uma conexão permaneça ociosa no conjunto.

    Após esse período, a conexão será removida do conjunto. O valor padrão é 300.

  14. No campo Tempo máx. de espera, digite a quantidade máxima de tempo, em milissegundos, que o aplicativo solicitante da conexão aguardará até que o tempo limite da conexão seja atingido.

    O valor padrão é 60.000.

  15. Marque a caixa de seleção Conexões não transacionais - Ativado para retornar conexões não transacionais.

    Por padrão, a opção está desativada.

  16. Na lista suspensa, selecione o nível de isolamento de transação para o conjunto de conexões.

    Se não especificado, as conexões funcionarão com os níveis de isolamento padrão, fornecidos pelo driver JDBC. Por padrão essa opção não é especificada.

  17. Marque a caixa de seleção Nível de isolamento garantido para que todas as conexões obtidas no conjunto tenham o mesmo nível de isolamento.

    Por exemplo, se o nível de isolamento da conexão for alterado via programação (com con.setTransactionIsolation), durante a última utilização, esse mecanismo alterará o status para o nível de isolamento especificado.

    Essa configuração só será aplicável se um nível de isolamento de transação for especificado.

  18. Clique no botão Ping para verificar a conexão ao banco de dados.

    O Console de Administração tenta se conectar ao banco de dados. Se uma mensagem de erro for exibida, verifique se o servidor de banco de dados foi iniciado.

  19. Clique no botão Descarregar para redefinir o conjunto de conexões ao seu estado inicial.

    Quaisquer conexões ativas existentes são destruídas, o que significa que as transações associadas com essas conexões serão perdidas. O subcomando então recria as conexões iniciais para o conjunto e restaura o conjunto a seu tamanho estável.

  20. Clique em Salvar.

    Dica - Para restaurar as configurações padrão, clique no botão Carregar Padrões e depois em Salvar.


Consulte também

Copyright © 2005, 2011, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Todos os direitos reservados e de titularidade da Oracle Corporation. Proibida a reprodução total ou parcial. Advertência legal